iniciação científica 
2021 a 2022
menção honrosa no 29º SIICUSP - Simpósio de Iniciação Científica da USP
O CINEMA DOCUMENTAL À LUZ DO PENSAMENTO ARENDTIANO:
STORYTELLING, ESPAÇO POLÍTICO E A PRÁTICA DA LIBERDADE
Evocada por uma paixão por Eduardo Coutinho e uma percepção de ecos entre a prática documental do diretor e a filosofia política de Hannah Arendt, essa pesquisa permeou meu caminho na graduação proporcionando mergulhos teóricos e descobertas cinéfilas. A cineasta vietnamita Trinh T Minh-ha foi uma adição a partir de um incômodo e de um encantamento com sua crítica cinematográfica e decolonial do cinema documental e do olhar ocidental.
Resumo: O objetivo da pesquisa é discutir as relações entre as noções de storytelling, espaço político e prática da liberdade em Hannah Arendt, e uma certa tradição do cinema documental, apoiada em depoimentos ao mesmo tempo contingenciais e performáticos. Gostaríamos de sugerir que os filmes Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho (2008), e Sur Name Viet Given Name Nam (1989), de Trinh T. Minh-ha, constituem-se como uma forma de pesquisa aberta, buscando respostas às suas perguntas, mas sem pretensões de sintetizar a realidade. Essas e outras práticas de produção, que estão relacionadas com a abertura tanto para o inusitado quanto para as ficções do real, oferecem possibilidades de análise e indicam caminhos para a pesquisa das relações entre a filosofia política de Arendt e o cinema documental. Palavras-chave: Documentário; Hannah Arendt; Eduardo Coutinho; Trinh T. Minh-ha.
cinusp
2020 a 2022

pesquisa/produção/participação no Podcast CINUSPemCasa
Ep.13 sobre o filme Jogo de Cena (2008) e suas questões de performance, jogo entre as categorias e o método de entrevista.
Ep. 22 - "Primeiro estranha-se, depois entranha-se." da mostra "Algo de Estranho Entre Nós" sobre o estranhamento/distanciamento nas artes e cinema.
participação na curadoria/produção de mostras no CINUSP 2020 - 2022
Back to Top